sábado, 28 de março de 2015

Bangkok - Night Market Asiatique



Night Market Asiatique

Nossa passagem internacional era SP-Dubai-Bangkok pela Emirates. O trecho RJ-SP foi comprado separadamente, pois ficava muito mais barato. Quase perdemos o voo por causa de uma tempestade que fechou o aeroporto Santos Dumont-RJ por mais de 1h. Lição do dia: evite aeroportos pequenos quando tiver horário para embarcar em um voo internacional no destino. Eles estão mais sujeitos a cancelamentos de voo por razões climáticas. Nesse dia o aeroporto do Galeão não cancelou nenhum voo.
O serviço de bordo da Emirates é realmente é excelente, mesmo na econômica.
Foram 15hs de voo até Dubai, 5hs de conexão e mais 7hs de voo até chegar em Bangkok. A viagem é longa, mas vale cada minuto.

Health Control e Imigração

No caminho de saída, um pouco antes de chegar à imigração, ficava o Health Control, onde você tem que apresentar seu comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela concedido pela Anvisa. Primeiro você deve preencher um formulário que fica disponível em frente ao balcão do Health Control. Leva pra eles esse formulário, o de imigração entregue no avião, passaporte, comprovante de vacinação e cartão de embarque. Eles vão carimbar o formulário de imigração e só então você poderá seguir para o controle de imigração. Neste não perguntam nada, só verificam o passaporte e o formulário que têm informações de entrada e saída do país. A parte referente à saída (departure) é grampeada no seu passaporte para controle posterior.

Transfer até o hotel

Embora exista a opção de uma linha expressa do BTS (skytrain), optamos pelo táxi para o tranfer até o hotel. Logo que você sai da área de desembarque há uma placa indicando a direção do táxi público, que fica no 1o andar do lado de fora do terminal à direita. Há uma atendente que vai te dar um número onde seu táxi estará estacionado logo à frente. O táxi parecia um templo com imagens, amuletos e fotos. O taxista era um senhor simpático, mas não sabia onde ficava o hotel. Tive que mostrar no mapa algumas vezes e dar um ponto de referencia. Quando estávamos chegando no hotel, inseguros com aquela situação de não saber se estávamos indo para o lugar certo, o Carlos viu um prédio horroroso e soltou "É isso aí?". Não é que o taxista entendeu só pela entonação da frase? Ele logo falou "no, no" e começou a rir. Figura! Ficamos na região de Sathorn e só a corrida deu 300BHT (total: 425BHT). Você paga o valor do taxímetro+50BHT de taxa+o pedágio (são 2 no total de 75BHT). Perguntei à recepcionista do hotel se essa falta de conhecimento do taxista era normal. Ela disse que sim e que pagamos um preço justo.






Como se locomover na cidade

Ficamos no Eastin Grand Hotel Sathorn que é ótimo. Confortável, café da manhã farto com itens ocidentais, funcionários atenciosos e com uma localização excelente. No 3o andar tem uma passarela que sai na estação Surusak do BTS, que está a uma parada da estação Saphan Taksin, que tem ligação direta com o Píer Central. Esses são os melhores meios de transporte da cidade, BTS (skytrain) e os barcos. Você ainda tem o metrô (MRT), ônibus, táxi e tuk tuk. Não usamos os ônibus. O problema do táxi é que eles não querem ligar o taxímetro, tem que insistir e às vezes nem assim. Achei legal o Tuk Tuk mas para distâncias curtas, pois eles são muito inseguros para andar nas avenidas mais movimentadas. Muita gente reclama que eles tentam enrolar o passageiro com o preço e levar você para lojas. Andamos algumas vezes nesse transporte e não tivemos esse tipo de problema. Mas é bom ficar atento. Também tem o mototaxi que não recomendo por causa do trânsito. Esse site é bem informativo e lá você encontra mapas dos transportes:  http://www.bangkok.com/information-travel-around/boats-ferries.htm#



Dica: o bilhete do BTS (skytrain) só pode ser comprado na máquina, que é bem fácil de usar, mas fica um funcionário o dia inteiro trocando as notas dos passageiros por moedas, pois as máquinas só aceitam moeda. Coisa de doido, né! Primeiro você deve verificar o número da sua estação de destino no mapa e a tarifa correspondente. Depois basta selecionar na máquina a tarifa, inserir as moedas e esperar sair o ticket e o troco. E tem que comprar um bilhete por vez, que é um cartão que você insere na catraca para entrar na estação e para sair. Então não pode esquecer de guardá-lo até a estação de destino.




Night Market Asiatique

À noite fomos conhecer o Night Market Asiatique, cujo acesso se faz a partir do Central Píer em um barco gratuito que funciona até 22h50. 



Adorei esse mercado, pois ele tem uma parte de lojas (algumas  bem legais e outras de qualidade duvidosa), restaurantes e barraquinhas de comida. O porto onde fica o mercado é bem bonito e tem uma roda gigante que dá pra ver de longe.




Lá bebi meu primeiro shake da viagem, que é uma espécie de frozen de suco de fruta sem álcool. Naquele calor era um néctar dos deuses. Você encontra em barraquinhas de rua e também nos restaurantes. Não deixe de provar.




Um comentário:

  1. está sensacional, vcs estão de parabéns, dá pra visualizar a viagem e como fazer certinho

    ResponderExcluir

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!